5 elementos essenciais para cintilografia ossea



Fase tardia: São imagens por corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, podendo, em casos selecionados, ser necessária a aquisiçãeste de imagens Muito mais tardias.

Será realizada injeção na veia usando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado utilizando tecnfoicio). A dose do radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula por reaçãeste alfoirgica.

O osso é este local Muito mais comum do câncer de mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos Muito mais afetados sãeste a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem possui câncer do mama secundário pelo osso Pode vir a ter multiplos sintomas ou nenhum. Muitas vizinhos se sentem demasiado bem e ESTES sintomas podem possibilitar ser controlados, por isso a importância do criar ESTES exames tais como a cintilografia óssea para investigação e estadiamento.

Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Outro fator a ser considerado é o Género do fratura. ESTES pacientes submetidos à fixação com HIB, em sua própria maioria (quatro), tinham fraturas do tipo II do Winquist (), enquanto aqueles em qual se realizou a fixação usando PP, em sua própria totalidade, sofreram fraturas do tipo IV. A indicação da fixaçãeste utilizando HIB é produzida preferencialmente nas fraturas de menor grau do cominuiçãeste e naquelas mais cominuídas a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do tipo II apresentam cominuição por -% do osso. Este nosso Espécie, por deter superfície óssea fraturada menor qual as dos ESTILOS III e IV, deve apresentar menor grau do remodelaçãeste pelo local da fratura. Por fato, o paciente utilizando HIB de que sofreu fratura do Genero IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar do a fixaçãeste usando HIB ser este terapia do escolha para as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é Muito mais Adequado nas fraturas usando menor grau do cominuiçãeste, de que apresentariam remodelação em menor grau. Este fato por a fixaçãeste utilizando HIB permitir menor grau por mobilidade Destes fragmentos ósseos e o fato de essas fraturas serem menos cominuídas do que aquelas fixadas com PP poderiam explicar o menor grau do remodelação no local da fratura. A avaliaçãeste da consolidaçãeste óssea através radiografia É possibilitado a ser difícil em quaisquer pacientes devido à extensa FORMATOçãeste do calo ósseo () e ESTILOção do pseudartrose hipertrófica. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, contudo a presença do material por síntese dificulta a interpretaçãeste do exame. A TC foi realizada mal nos pacientes de que retiraram a fixação. A cintilografia óssea trifásica parece ser método útil de modo a indicaçãeste da retirada do material de síntese nos pacientes com fratura diafisária do fêmur. Se a fixaçãeste foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR seis Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Género IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. MODELOS por fraturas fragmentos, sua fixação estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavel por técnica atraumática e mobilizaçãeste articular precoce (). A redução anatômica Destes fragmentos Pode vir a trazer alguns inconvenientes, saiba como seqüela vascular e dificuldade por movimentaçãeste da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em termos biomecânicos, os métodos do fixaçãeste biológicos são suficientemente estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso capacidade do suportar ministério nenhumas impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente este método do eleiçãeste para o procedimento DE fraturas diafisárias do fêmur (,), pois os fragmentos sãeste fixados por modo mais fisiológico, ou mesmo que, confere elevado estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua vascularização, desprovido eliminar o hematoma da fratura, o qual promove a formação Muito mais precoce do calo ósseo. Blogar é claramente demonstrado através cintilografia óssea trifásica, através menor intensidade de captação do traçador nos pacientes submetidos a o presente Genero por tratamento (tabela ). Somente seis,7% Destes pacientes submetidos à fixação usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea no local da fratura e os demais, somente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, qual leva à hipertrofia este calo ósseo (), este que têm a oportunidade de ser a explicaçãeste para o aumento por captação óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos os pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em um menor número do pacientes em comparação com os submetidos à PP, indicando que o calo ósseo pelo primeiro mé especialmentetodo por fixaçãeste estava sofrendo menor movimentaçãeste de que nãeste a de compressãeste, permitindo, logo, boa consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduaçãeste foi produzida atravfois da comparação com este lado oposto, a ser a captaçãeste considerada discreta quando apenas ligeiramente elevado de que a do lado oposto e Nesse caso sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes você pode verificar aqui com seguimento maior do qual três anos foram submetidos à retirada do material de síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais nãeste puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando este grau de captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes de que analisaram a morfologia e a formaçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em seis pacientes utilizando HIB, as fases do fluxo e equilíbrio pelo local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em dois. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste com PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em 1 e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se link alterada em todos ESTES pacientes usando PP, utilizando discreto aumento da remodelaçãeste no local da fratura em 1 (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelaçãeste óssea em 1 (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação por HIB há mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelação óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeçãeste na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados) de que permite este rastreamento do esqueleto como um todo.

Em quatro pacientes (dois usando HIB e 2 utilizando PP) o material de fixação foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes com HIB (n ESTES e seis) a TC evidenciou MANEIRAçãeste por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou somente discreta remodelaçãeste óssea pelo local da fratura (figura ). Nos 2 pacientes tratados com PP a TC mostrou MANEIRAção do 1 calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos 2 MODOS de material por síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur são, geralmente, secundárias a traumatismos do Colossal vigor (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliaçãeste cintilográTeimavive dessas fraturas é rara na literatura (seis,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais saiba como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (8). O terapia proposto através AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a redução anatômica Destes 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste,

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem vir a, às vezes ser encontradas antes de provocar quaisquer sintomas. Seu mé especialmentedico poderá solicitar exames tais como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou não) de metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes Pode vir a mostrar pontos do metástase óssea qual ainda nãeste estãeste provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da mais elevada tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o precisamente nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em sua especialidade.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas do tumores gerados em outros órgãESTES como pulmão, próstata ou mama, também Facilita a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresses em atletas, para além por avaliações do próteses ósseas.

Download "Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada do implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é este nome gené especialmenterico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade por medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilação, de que é este principal fenômeno no processo de maneiraçãeste da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgão de que está a ser examinado. De modo a qual ESTES diferentes órgãos do nosso corpo possam ser examinados, é necessário tomar utilizando de que ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos qual apresentam afinidade conterraneo ou que esses elementos estejam ligados a substâncias que possuem afinidade por esses órgãos.

Endereço de modo a correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviçeste do Medicina Nuclear, Hospital das Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicaçãeste em nove//. Copyright RBO lográficas moderadas e FORMATOçãeste anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes usando HIB indicam de que nosso Espécie do fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo utilizando remodelação Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando sua própria anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Blogar não ocorreu nos pacientes com PP, talvez devido a uma elevado movimentaçãeste dos fragmentos ósseos permitida por este nosso material. Esta movimentaçãeste sugere de que o presente Género de fixaçãeste talvez nãeste seja este Muito mais fisiológico, não proporcionando à fratura condições adequadas de modo a se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

Este nível de radiaçãeste injetada no paciente é mínimo e nãeste proporciona nenhum dano. A cintilografia óssea Têm a possibilidade de ser realizada em hospitais ou em laboratórios de imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *