cintilografia ossea para Leigos



A duraçãeste da aquisição DE imagens é do 30 MOMENTOS, não é necessário que o paciente faça jejum e não é necessária a suspensão do uso por medicamentos. Após a injeçãeste do radiofármaco, é necessário aguarda de 2 a 4 horas de modo a qual haja absorçãeste óssea do material, nesse período é recomendado de que este paciente se hidrate bem para eliminar o resto do radiofármaco de que não se localizou nos ossos.

Será realizada injeção na veia com agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado com tecné especialmentecio). A dose do radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula por reação alérgica.

Fase por fluxo sanguíneo: Este radiofármaco é injetado na veia do paciente usando este precisamente já posicionado na câmara do cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 MOMENTOS.

Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada do implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Outro fator a ser considerado é este Espécie de fratura. Os pacientes submetidos à fixação utilizando HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do Espécie II por Winquist (), enquanto aqueles em que se realizou a fixação usando PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do tipo IV. A indicação da fixação utilizando HIB é fabricada preferencialmente nas fraturas por menor grau de cominuição e naquelas Ainda mais cominuíDE a PP é mais indicada. As fraturas do Género II apresentam cominuição do -% do osso. Este nosso Género, por deter superfície óssea fraturada menor de que as dos MODELOS III e IV, deve apresentar menor grau por remodelaçãeste pelo local da fratura. Por fato, este paciente utilizando HIB qual sofreu fratura do Genero IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelaçãeste discreta (tabela, gráfico ). Apesar de a fixação com HIB ser o tratamento de escolha para as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é mais Correto nas fraturas com menor grau de cominuiçãeste, qual apresentariam remodelaçãeste em menor grau. Este fato do a fixaçãeste utilizando HIB permitir menor grau do mobilidade Destes fragmentos ósseos e este fato por essas fraturas serem menos cominuíDE do de que aquelas fixadas usando PP poderiam explicar o menor grau por remodelaçãeste no local da fratura. A avaliação da consolidação óssea através radiografia Pode vir a ser difícil em certos pacientes devido à extensa ESTILOção do calo ósseo () e formaçãeste de pseudartrose hipertróVive. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, contudo a presença do material por síntese dificulta a interpretaçãeste do exame. A TC foi realizada somente nos pacientes que retiraram a fixação. A cintilografia óssea trifásica parece ser método útil de modo a indicação da retirada do material do síntese nos pacientes utilizando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 7

Nãeste é necessária a permanência do paciente sua resposta na clínica em este intervalo entre a fase do equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 MOMENTOS.

É 1 Genero de exame por diagnóstico por imagem de que avalia a funçãeste por todas as estruturas ósseas do esqueleto. Quais as indicações da cintilografia óssea?

De modo a fazer este exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse radiofármaco este organismo emite radiação que é detectada por uma câmera qual transmite as imagens para a tela site da Web do pc. Não há riscos posteriores à realizaçãeste da cintilografia óssea.

Atenção: O exame é contra-indicado de modo a gestantes e para aquelas que estão amamentando, por medidas de proteçãeste radiológicas, nãeste venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

Caso seu médico (a) possua solicitado ou se o médico nuclear do CERMEN dar necessário, pelo instante da injeção será realizada a análise por fluxo sanguíneo, usando obtenção por imagens de que durarãeste cerca do 5 minutos.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o precisamente nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em tua especialidade.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas de tumores gerados em outros órgãos saiba como pulmão, próstata ou mama, também ajuda a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas por estresses em atletas, além do avaliações por próteses ósseas.

Download "Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada do implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é o nome genfoirico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade do medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, que é o principal fenômeno no processo de formação da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgãeste que está sendo examinado. Para que ESTES multiplos órgãESTES do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário fazer com que os materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos de que apresentam afinidade natural ou de que esses elementos estejam ligados a substâncias de que tem afinidade por esses órgãos.

A cintilografia óssea é utilizada de modo a fazer diagnósticos do doenças ósseas e para analisar a gravidade dessas doenças.

A cintilografia óssea permite a detecçãeste precoce de qualquer condiçãeste que aumente este metabolismo Destes ossos, dentre os quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *